Proteção Social Especial

Casa de Apoio Santa Edwiges

A Casa Santa Edwiges tem o objetivo de acolher pessoas em tratamento de saúde, contribuindo com a qualidade de vida dos mesmos, através de termo de cooperação entre a Cáritas e a União, por intermédio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. A missão da Casa Santa Edwiges é contribuir para que a solidariedade e a promoção humana possibilitem o acesso a direitos fundamentais.

Situações de Calamidades
Dias de atendimento

A Casa Santa Edwiges acolhe pacientes e acompanhantes diariamente. Os encaminhados são realizados de segunda à sexta. Já o acolhimento funciona todos os dias.

Serviços

A Casa Santa Edwiges oferece alimentação, hospedagem (16 leitos) , transporte e acompanhamento social para pacientes e acompanhantes de todo o Brasil e também do exterior que realizam tratamento de saúde em hospital de referência no Rio de Janeiro.

Acesso

Através de encaminhamento pelo Serviço Social da Unidade Hospitalar de referência ou através de encaminhamento pelo programa de tratamento fora de domicílio (TFD) do Estado ou Município de origem.

Contato

(21) 99785-0958 (Whatsapp) - Serviço Social

(21) 3586-9307

Rua Tailândia, 412 - Brás de Pina / Rio de Janeiro-RJ

O Serviço de Proteção à População Atingida por Situações de Calamidades Públicas e de Emergências tem como objetivo identificar perdas e danos ocorridos e cadastrar a população atingida, de forma a apoiá-las nos espaços das paróquias, com participação em ações conjuntas. Desta forma, promover apoio e proteção à população atingida por situações de emergências e calamidades públicas, com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades identificadas.

Público-Alvo

Pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que realizam tratamento de saúde em hospital de referência no município do Rio de Janeiro.

Dias de atendimento

De acordo com as ocorrências em período integral até que as famílias acessaremos benefícios socioassistenciais.

Público-Alvo

Indivíduos e famílias em situações de emergência e calamidades públicas, com faixa etária de 0 a 90 anos, escolaridade ensino fundamental incompleto, identificadas pela equipe técnica, lideranças comunitárias e técnicos CRAS e CREAS.

Acesso

Em caso de ocorrência de calamidades em determinado território (Municipal, Estadual e Federal) é realizado atendimento em forma de demanda espontânea ou através de encaminhamento da rede socioassistencial. Durante o ocorrido é realizado a articulação a rede interna das 292 paróquias e 826 capelas que fazem parte da capilaridade da Igreja Católica além da interlocução com Cras e Creas.

Sobre:
Sobre:
Serviços

Doações diversas de acordo com a solicitação dos padres.

Galeria de imagens

Notícias

Casa de Acolhida recebe pacientes do INCA

Fonte: Informe INCA / Janeiro de 2022

Renovação Convênio INCA - Casa de Apoio (2025)

Fonte: @santaedwigescasa /Junho de 2025